sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Parques públicos no Japão: benefícios e formas de localizar

Você já percebeu como existem inúmeros parques públicos no Japão?
Aqui a lógica do "playground" privado em prédios e condomínios não existe. Os espaços de lazer e recreação são espalhados em torno dos bairros, otimizando espaço e reunindo a população de todas as idades.
Os espaços são gratuitos, bem equipados e cuidados pela própria população inclusive. Além do estímulo à sociabilidade e cidadania propiciam também o desenvolvimento de habilidades motoras e psico-motoras. 
Para se ter uma noção específica de quais são estas habilidades desenvolvidas nos jogos e brincadeiras nos parques e "playgrounds" veja esta lista:

Coordenação dinâmica geral e manual, viso-motora, imagem corporal, orientação pessoal, comunicação (verbal, gestual e não verbal), percepção auditiva, visual, olfativa, gustativa e tátil, atenção, concentração, noções de corpo, espaço e tempo, memorização, pensamento lógico, imaginação, criatividade, equilíbrio, lateralidade, respiração consciente, entre outras.
Por isso que é tão importante levar a criança a um parque. O brincar e todas as atividades motoras que propiciam prazer através do corpo são essenciais na construção do conhecimento da criança. Pois é, por meio das ações, que a criança vivência, expõe e assimila os pensamentos e as emoções, coordenando pensamento e corpo.

Quer saber como encontrar parques públicos na sua cidade? Algumas dicas:

- Entre na página da prefeitura de sua cidade "nome da cidade" + "prefecture";
- Faça uma busca na internet usando o nihongo e depois peça por tradução:
"公園(parque) + nome da cidade
Ou "遊具のある公園". Isto significa parque com brinquedos. Acrescente o nome da sua cidade.
Ou "子どもの遊び場 + nome da cidade. Isso significa "espaços para crianças brincarem + nome da cidade"
De graça escreve-se 無料 

Vamos sair de casa e brincar, mesmo que o tempo e a energia após uma longa jornada de trabalho seja pouca. Vale a pena o investimento!
Crianças felizes, pais felizes!

Gambatte kudasai!










Nenhum comentário:

Postar um comentário