domingo, 19 de outubro de 2014

Brinquedotecas públicas e Centros de apoio à criança: benefícios e como encontrá-los.

No Japão existem diversas brinquedotecas públicas, financiadas pelo governo ou por um investidor privado. Todas adaptadas para crianças de 0 a 6 anos.
Oferecem palestras, serviço de baby sitter, mas sobretudo, um espaço equipado com brinquedos educativos.
É sobre esse espaço que vou falar aqui para que as famílias possam se motivar a utilizar com mais frequência compreendendo os benefícios para as crianças.

Os benefícios das brinquedotecas:

Ao terem acesso livre a brinquedos adequados para sua idade a criança é convidada a uma viagem à imaginação, experimentando o corpo e a realidade por meio de fantasias, do faz de conta, pulando de uma brincadeira a outra, interagindo consigo própria e com os outros, testando hipóteses sobre o mundo.
Isso contribui para o despertar da criatividade, e para, consequentemente, da consciência e da cidadania, pois são espaços que proporcionam encontros entre crianças e famílias e estimulam a brincadeira coletiva, entre pais e filhos e entre crianças com outras crianças, de modo a aprender a se relacionar, a respeitar as regras e o bem comum.
Um estudo publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine do Journal of the American Medical Association comprova que filhos que brincam com pais tem maior rendimento escolar. E outros diversos estudos também falam sobre a importância do afeto e de uma vida emocional saudável na primeira infância para o desenvolvimento da saúde psíquica do adulto, evitando problemas psicológicos e delinquência juvenil. 

As brinquedotecas também oferecem condições para o desenvolvimento das múltiplas inteligências de uma criança. Sabe o que é isso?

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligência. Estas apresentam-se de duas formas: algumas herdadas geneticamente, outras desenvolvidas por meio das experiências e estímulos de familiares, da escola, da região onde mora, etc.

As inteligências são:

· Lingüística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e expressão.
· Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em atividades artísticas e esportivas. 
· Lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. 
· Naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos, químicos).
· Espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que envolvem movimentos e posicionamento de objetos. 
· Musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a utilização de instrumentos musicais.  
· Intrapessoal – pessoas com esta inteligência possuem a capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.
· Interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas. 

Mas de que forma as brinquedotecas estimulam as múltiplas inteligências?

Por meio de seus brinquedos educativos, das brincadeiras, dos espaços apropriados, do encontro entre crianças e da relação lúdica e educativa entre pais e filhos.
Tudo isso trará estímulos para a criança. 
Então, aproveitem estas inúmeras possibilidades para viver a infância de seus filhos, garantindo-lhes uma vida com diversão e aprendizado.
Investir no afeto entre família e na brincadeira com os pais garante para os filhos um futuro com maior probabilidades de sucesso.

Quer saber como encontrar brinquedotecas públicas e centros de apoio à criança na sua cidade?

Procure pelos Kosodateshien-center. Em nihongo 子育て支援センター
Faça uma busca na internet utilizando esta palavra acrescido do nome de sua cidade.
Estes lugares também dão palestras e algumas possuem serviço de baby sitter por hora para mães que tem algum rápido compromisso e não querem ou podem levar o filho, como ir ao supermercado, ao médico, etc.

Vamos sair de casa e brincar, mesmo que o tempo e a energia após uma longa jornada de trabalho seja pouca. Vale a pena o investimento!
Crianças felizes, pais felizes!

Gambatte kudasai!












Nenhum comentário:

Postar um comentário