domingo, 9 de novembro de 2014

Giselle Aoki fala sobre as dificuldades da alfabetização no Japão

Para aprofundar os conteúdos sobre alfabetização no Japão, realizei uma entrevista com Giselle Aoki, brasileira residente no Japão há 8 anos, Pedagoga, formada em Magistério, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Empresarial e Gestão Educacional. 

Mãe de uma garota de 8 anos, leciona numa escola brasileira para a turma do 1º ano (alfabetização). É também proprietária da Escola Alfabetize onde dá aulas particulares para crianças que estão até o 9º ano, sendo sua maioria, alunos de escolas japonesas, que precisam aprender a Língua Portuguesa. Em ambas as escolas utiliza métodos psicopedagógicos admissíveis para atingir com mais progresso o processo de ensino e aprendizagem, principalmente com os alunos que possuem dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. 

Neste importante diálogo, Giselle fala das principais dificuldades dos brasileirinhos que ela encontra em sua atuação, como a falta de estímulo, dificuldade de concentração por problemas emocionais familiares, pouco tempo de descanso a noite, problemas neurológicos e os transtornos de aprendizagem específicos. Dá importantes dicas para a família e indica alguns materiais explicativos sobre transtornos de aprendizagem mais encontrados em brasileiros no Japão.

Confira a entrevista na íntegra:

Quais as principais dificuldades de aprendizagem dos brasileirinhos que você percebe em sua atuação?

Tenho observado inúmeras dificuldades, umas simples, já outras, que denominamos não de dificuldades de aprendizagem, mas transtornos de aprendizagem, que necessitam da intervenção de um(a) Neurologista (a), Psiconeurologista Psicopedagogo (a), Psicólogo (a), Psiquiatra, Fonoaudiólogo (a), dentre outros profissionais multidisciplinares. Mas, para isso, há uma necessidade de conscientização, dedicação e auxílio dos pais, onde muitos preferem ignorar a situação, para não pararem de trabalhar ou atenuarem a carga horária de trabalho. As principais dificuldades de aprendizagem, que tenho me deparado, são: 1- Dificuldades para se concentrarem nas aulas, devido a problemas familiares, carência afetiva e falta de diálogo com os pais dos pais; 2- Descanso indevido (dormem menos de 8 horas diárias por noite); 3-Desestimulacão e desinteresse pelo conteúdo programático; e até muitos casos, de transtornos de aprendizagem, como Hiperatividade (com ou sem déficit de atenção), dislexia, dislalia, discalculia, desortografia, autismo e outros. 

Em relação à alfabetização em português. Quais são as principais dificuldades?

Os principais obstáculos que encontro, são: falta de interesse dos alunos, decorrentes da falta de  incentivo dos pais e problemas neurológicos e/ou psicológicos.

Você tem dicas para as famílias ajudarem na superação destas dificuldades em casa?

É uma situação extremamente complexa, pois, em muitos casos, os maiores problemas dos alunos com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem, não são os que estão bloqueando e interferindo no seu  processo cognitivo, mas os seus pais; pelo fato de preferirem adiar ou ignorar o (s) problema (s) do filho (a). 
Primeiramente, nós pais, jamais poderemos esquecer, de que os maiores exemplos para os filhos somos nós. A criança se espelha em seus pais, às vezes tende mais para um ou outro lado, mas o comportamento dos pais refletem significativamente no dos filhos. Aqui no Japão, tenho observado muitas crianças carentes, que acabam apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, inferioridade, etc.; e esta carência se deve a ausência da figura materna e em alguns casos, paterna. 
Como mãe, esposa e profissional, creio ser relevante a atuação da mulher no mercado de trabalho, mas não mais que 8 horas, pois o processo de desenvolvimento e crescimento dos filhos passam rápido, são momentos que nunca mais voltaremos a ter com eles e todo o dinheiro do mundo, não paga tamanha felicidade. 
Resumindo, a companhia materna é imprescindível no decorrer do processo educativo e de vida de uma criança, que deverá ser acompanhada em detalhes. Neste sentido, precisamos ser mais atuantes na vida de nossos filhos. 
A dica que deixo, é deixar o papai trabalhar mais, para que a mamãe não ultrapasse as 8 horas de trabalho, para que possa auxiliar os filhos em sua vida escolar e pessoal. Acompanhe os estudos do(s) seus filho (s), seja amiga (o) dele, todos os dias pergunte como foi o seu dia, esteja sempre presente na escola, acompanhando o trabalho do professor e ajudando-o em tudo que for possível; leia e brinque com a criança. Portanto, seja o mais presente e atuante possível, e caso, observe alguma anormalidade em seu desenvolvimento, não fique receoso ou com medo em procurar ajuda profissional, pois o quanto antes tratado, maiores são as chances de cura ou de amenizar o problema. 
Aqui no Japão, há profissionais qualificados e extremamente competentes, não só japoneses, mas brasileiros também, temos que nos informar.
 
Como te contactar em caso de necessidade?

O meu e-mail é escola.alfabetize@gmail.com, tenho uma página no facebook, com o nome de ESCOLA ALFABETIZE (aulas particulares até o nono ano) ou através do cel., 080-32050272 (soft bank), onde atendo após as 17:00 h da tarde. 
Muito obrigada por ter lido os meus comentários e espero que possa ajudá-los a refletir mais sobre a relevância da nossa presença atuante na vida dos maiores presente que DEUS nos deu: os nossos filhos.
 
Gostaria de deixar algum material educativo para os pais?

Abaixo, envio três vídeos que explicam detalhadamente as dificuldades e transtornos de aprendizagem que tenho observado aqui no Japão, com uma certa frequência. Sendo que, na maioria dos casos, não são percebidos ou simplesmente ignorados pelos próprios pais. Precisam ser assistidos até o final, para que se possa ter uma compreensão ampla e clara sobre o assunto.
1) DIFICULDADES OU TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM? : http://youtu.be/HQ2MLiDwQbc
2 )SAIBA O QUE SÃO TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM: http://youtu.be/P-NwDAhfGB0
3) AUTISMO: http://youtu.be/xhCHna8TXL4

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