terça-feira, 11 de novembro de 2014

Carla Takemura fala sobre alfabetização de brasileirinhos bilíngues

Carla Takemura foi mais uma entrevistada para falar sobre alfabetização de brasileirinhos. Professora, alfabetizadora em escola brasileira no Japão e residente no país há 14 anos, é formada em Magistério, Matemática e está cursando Pós Graduação em Psicopedagogia. Mãe de três filhos: Amanda (18 anos), João (6) e Carlos (3), sendo o caçula autista, o que a levou a mergulhar num importante movimento em prol das crianças com dificuldades no Japão. Fundou o grupo no facebook "Mães de filhos especiais no Japão" e é membro da Associação de Pais "Autismo Vencendo Preconceito".

Neste diálogo, Carla fala sobre as principais dificuldades que ela percebe na escola onde atua, como algumas habilidades e noções básicas (motoras e cognitivas) que podem ser aprendidas em casa, a deficiência em vocabulário na comunicação oral e escrita em decorrência do bilinguismo e a falta de estímulo. Carla também dá dicas aos pais para ajudar as crianças a se desenvolverem e a superarem seus desafios.

Veja a entrevista na íntegra:

Quais as principais dificuldades de aprendizagem dos brasileirinhos que você percebe na escola em que atua?

Dificuldades na coordenação motora, em reconhecer nome de objetos do dia a dia e em noções básicas de espaço, como: em cima, em baixo, frente e atrás.

Em relação a alfabetização em português. Quais são os principais desafios e dificuldades?

Na alfabetização da língua portuguesa, um dos desafios principais está no aprimoramento e separação das duas línguas faladas: português e japonês. Para conseguirem se expressar algumas crianças misturam português e japonês em busca de vocabulário. É preciso, então, ajudá-las a aumentar o vocabulário de português para que consigam se expressar nesta língua e depois aprender a escrever. 
Para piorar muitas crianças também resistem à leitura de livros. Com a facilidade da tecnologia, elas acabam optando por atividades mais fáceis e prontas, limitando o desenvolvimento da criatividade e do hábito em ler.

Você tem dicas para as famílias ajudarem na superação destas dificuldades em casa?

A dica é melhorar a qualidade de tempo em que a família passa junto com os filhos. Sei da correria do dia a dia aqui no Japão, então os momentos juntos devem ser bem explorados. Se os filhos já estiverem reconhecendo as letras, estimule mais em casa, perguntando o que está escrito nas embalagens, por exemplo. Caso não reconheça muito bem ainda as letras, ensine, reforce o que sabe, faça o aprendizado ser prazeroso. Parabenize também.
Se for cozinhar peça ajuda e mantenha um diálogo para que a criança possa aumentar o vocábulário. 
O aprendizado é um processo e depende fundamentalmente da experiência, vivência, tentativa e erro e vai se modificando através do uso ou desuso e a chave do aprendizado em tudo em nossa vida é a motivação. 
Enfim brinquem, leiam histórias... Assim estaremos construindo um amanhã mais promissor para nossas crianças.

Como te contactar em caso de necessidade?

Estarei à disposição no meu email
manu-iza@hotmail.com ou facebook Carla Takemura

Nenhum comentário:

Postar um comentário