domingo, 2 de novembro de 2014

Alfabetização em português 1 - LETRAR e INSTIGAR A CURIOSIDADE

Alfabetizar em português no Japão. Esta é mais uma dificuldade constante da comunidade brasileira. Então, vamos falar sobre o letramento, como a família pode colaborar, onde estão os profissionais no Japão que podem ajudar, entrevistas com especialistas no Japão e os benefícios do bilinguismo. Vou dividir este assunto em 5 séries.
Vamos começar falando de LETRAMENTO e dicas caseiras para INSTIGAR A CURIOSIDADE dos pequenos no universo das letra.

Depois que a criança aprende a se comunicar de forma verbal na língua portuguesa (em torno dos 2 ou 3 anos) é possível apresentá-la ao universo da comunicação codificada em forma de letras e textos.
A este processo de levar a criança a exercitar as práticas sociais da leitura e da escrita chamamos de letramento (e não ainda alfabetização) e é possível começar com a ajuda da família.
Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer da leitura e da escrita de diferentes formas de textos, em em diferentes contextos e circunstâncias. Mesmo que essa leitura seja feita por um adulto e que esta prática da escrita seja uma garatuja ou um rabisco.
Letrar, então, é inserir a criança ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler.

Veja algumas dicas e sugestões:
- Ao menos um dos pais fale português no dia a dia com a criança
- Depois que começou a falar e a cantar (em torno de 2/3 anos) introduza músicas em português que cantem o alfabeto e brinquem.
- Cole um cartaz do alfabeto com fotos de familiares e amigos nas respectivas primeiras letras do seu nome e mostre à criança porque as fotos estão lá.
- Use livremente brinquedos de encaixe do alfabeto (vendidos em lojas de ¥100)
- Leia diariamente livros infantis para a criança. Conte a história trazendo as emoções do texto. Deixe a criança manusear o livro.
- Descubra letras nos passeios pela cidade, mostrando à criança que estes símbolos transmitem mensagens.
- Mostre suas listas de compras, bilhetes e anotações instigando na criança a curiosidade pela comunicação escrita. Diga o quanto elas são importantes para registrar alguma mensagem.
- Vá passear em bibliotecas públicas de sua cidade. Estes lugares costumam ter setores de livros estrangeiros. Muitos possuem até livros em português. Brinquem com os livros, folheiem, inventem histórias, leiam para os seus filhos.
- Não force a aprendizagem, não cobre resultados, nem queira que a criança leia ou escreva nesta idade. O mais importante é apresentar o mundo da comunicação escrita e instigar a curiosidade da criança. Aos poucos as próprias perguntas dela vão te guiando no avanço do ensino.

Na próxima série sobre o tema vou apresentar algumas brincadeiras e jogos com letras.

Gambatte kudasai!

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