sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Tal pais, tal filhos: Imitação, o fabuloso e perigoso mecanismo de socialização

 "Eu nunca forcei. Nem pedi.
Somente deixei à disposição como mais uma opção de brinquedo, daqueles que a gente compra nas lojas de ¥100 de 9 peças, mas que é educativo.
Em paralelo eu tinha o meu jogo e ele acompanhava cada progresso semanal, alegrando-se comigo!
Há meses parei um pouco de completar pois havia chegado num estágio difícil, de pouco progresso. Para a minha surpresa meu filho achou o quebra cabeça de 1000 peças incompleto e me disse: "mamãe você não vai continuar? Você não pode desistir!"
Movida pelo fruto desabrochando eu não podia ser incoerente com o que acostumávamos a falar sobre a vida.
Comecei de novo e agora estou quase terminando.
Em paralelo ele está iniciando o seu 3o quebra cabeça, a seu pedido, com um pouco mais de peças, aumentando o nível dos desafios." (Rachel Matos)

Imitação - o fabuloso e perigoso mecanismo de socialização 

As crianças, em fase de crescimento, buscam sempre alguém em quem se inspirar e agir de forma semelhante. Os pais costumam ser os primeiros alvos. Eles serão copiados pelos filhos buscando um padrão de conduta, buscando elaborar formas de relacionamentos com o mundo, mesmo que inconscientemente.
A psicanálise explica esse comportamento importante para o desenvolvimento afetivo, social e psicológico da criança. Ela explica que a "imitação" é um mecanismo de socialização que se traduz pela reprodução de comportamentos e atitudes dos indivíduos ou dos grupos integrados na vida quotidiana. A criança imita as atitudes dos pais e aprende a ser ela mesma imitando os outros.
A criança identifica-se com o seu pai ou com a sua mãe que constituem, para ela, modelos de conduta. E este mecanismo é inconsciente e extremamente necessário para o desenvolvimento da socialização.
O "perigo" da imitação está na reprodução de modelos de condutas que não são positivos.
Sendo os pais modelos positivos ou não, as crianças tenderão a imitar e a formar a sua personalidade e caráter semelhante a estas condutas. 
Algumas pesquisas já comprovaram, por exemplo, que filhos que tem pais que fumam, bebem, falam "palavrões", são sedentários, etc. tem maior probabilidade de fumar, beber, usar as mesmas palavras para se comunicar, apresentar certo grau de obesidade, etc.
Por isso, fiquem atentos. Qual modelo de conduta você está transmitindo? É isso que você quer para os seus filhos?
Lembre-se que: "todo o pai deveria saber que um dia seu filho seguirá o seu exemplo ao invés do seu conselho" (Charles F. Kettering)

Gambatte Kudasai 

Nenhum comentário:

Postar um comentário