quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Psicopedagogia: o que é, para quê, onde?

O blog, a página e as entrevistas trazem visões psicopedagógicas. Mas que profissão é esta? Que ciência é esta? Existe no Japão? Como auxilia as escolas? Como se especializar nesta área morando no Japão? 

O Psicopedagogo trabalha essencialmente com o fenômeno aprendizagem em seu processo maior, num processo educativo na vida, na sociedade, nas relações.
Psicopedagogia é a área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o conhecimento. Ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.
A Psicopedagogia busca na psicologia, psicolinguística, neurologia, psicomotricidade, fonoaudiologia, psiquiatria, pedagogia, sociologia, entre outros, o conhecimento necessário para aprender como se dá o processo de aprendizagem nos indivíduos.
Visa ajudar as pessoas e instituições (em clínicas, escolas, empresas, hospitais, etc.) a construírem os seus conhecimentos de modo a se desenvolverem plenamente, considerando a individualidade do sujeito ou do grupo e explorando toda a sua potencialidade.
Esta área do conhecimento iniciou na Europa e nos EUA, com visões que se complementaram e influenciaram o surgimento na Argentina e no Brasil.
No Brasil ainda é uma profissão em trâmites governamentais para ser reconhecida e regularizada.
No Japão ainda não existe esta área de estudo, o que torna o diálogo e a intervenção ainda mais desafiadora e necessária!
Meu estágio numa creche japonesa foi uma experiência brilhante para observarmos como faltam especialistas na área da aprendizagem infanto juvenil para prevenir e tratar muitos problemas que ocorrem aqui no Japão também. Foram realizadas intervenções com crianças, famílias, professores e dirigentes, propondo intervenções e perspectivas de trabalho inovadoras para a cultura da escola.
Este pode ser mais um campo de trabalho para os brasileiros no Japão - em escolas brasileiras ou não - pois já reconhecem a importância do Psicopedagogo e possuem a facilidade de se matricular numa pós graduação de Psicopedagogia adquirindo conhecimentos que agregarão às competências profissionais dentro de qualquer escola.

Para saber mais sobre esta área de conhecimento entre no site abaixo:

Psicopedagogia Online
http://www.psicopedagogia.com.br

Universidades no Japão que oferecem este curso online de Pós Graduação:

Universidade Católica de Brasília Virtual - polo Tokyo e Nagoya
http://www.catolicavirtual.br/index.php/cursos-ead-graduacao-pos-extensao/psicopedagogia-clinica-e-empresarial/

UniSEB interativo
http://www.intercoc.net/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=153

Qualquer dúvida ente em contato comigo ou com os profissionais de psicopedagogia que estão circulando pelo meu blog nas entrevistas.

Um comentário:

  1. Olá achei interessante seu post, e gostaria de saber como se chama esse termo Piscopedagogia em inglês.
    Aliás se tiver um termo exato para pisicopedagogia em japonês gostaria de saber.
    Obrigado

    ResponderExcluir